A arte de viajar

Porque considero uma viajem como uma matéria de arte, uma disciplina que nos ensina coisas que não conseguimos absorver dentro de uma sala, sinto que tenho o dever de desenvolver essa "ciência". Gosto de comparar algumas das experiências de viagem com outras expressões artísticas, livros, filmes, pinturas... e que melhor forma de começar senão pelo inicio? São Petersburgo.

São perto de 2000 actores, mais de trinta salas do Museu Hermitage, e três centenas de anos de história russa ensaiados durante três meses, filmados de uma só vez, num único plano/sequência de 90 minutos. Parece-me um desafio à altura de uma viagem ambiciosa e chama-se "A Arca Russa", um filme de Aleksandr Sokurov.

O filme conta uma história que atravessa a própria história da Rússia de uma forma magnificente (ou não tivesse, por exemplo, três orquestras a tocarem ao vivo dentro de um dos maiores palácios do mundo). Filmado após três meses de preparação e ensaios num único dia, 23 de Dezembro de 2001, é um momento inovador onde se funde Arte e História numa viagem intemporal e que pode ser um bom ponto de partida para a nossa viagem, mais de 7 anos depois.

Algumas informações retiradas de www.midas-filmes.pt

0 Responses

Enviar um comentário